23 de mai. de 2012

ULTRAPASSE OS OBSTÁCULOS DA VIDA MODERNA E PRESERVE SUA FLEXIBILIDADE


A vida moderna está diminuindo a necessidade de nos movermos. Nós temos controles remotos para TV, elevadores no lugar de escadas e quase tudo pode ser entregue na porta de nossa casa. Esses fatores são parcialmente responsáveis por roubar nossa mobilidade e flexibilidade.

Devemos manter nossas vidas o mais ativas possível, alongando-nos regularmente. Nosso esqueleto e coluna vertebral não foram feitos para ficar imobilizados por períodos longos. Da mesma maneira que escovar os dentes diariamente é vital para a saúde dos dentes, fazer alongamentos é igualmente importante para a saúde dos músculos.

Dicas
Alongue-se! Cinco minutos de alongamentos, repetidos quatro vezes por semana, proporcionarão resultados que podem ser vistos em um mês. É claro que quanto mais tempo você se dedica ao alongamento, melhores resultados são obtidos.

Vá com calma! Você deve ser paciente e constante na execução de alongamentos, que não devem doer, pois a dor é um sinal de que as fibras do músculo estão sendo machucadas; consequentemente, causaria rigidez e diminuição da flexibilidade.

Cuidado, se não tiver experiência prévia em fazer alongamentos. Se tiver qualquer dúvida na execução dos alongamentos, procure alguém capacitado para  orientá-lo de maneira segura.

21 de mai. de 2012

FLEXIBILIDADE AJUDA A MANTER A POSTURA CORRETA


A flexibilidade permite manutenção de postura correta, promovendo o funcionamento correto de nossa coluna vertebral e consequentemente de nossa saúde. Por isso, todo mundo precisa de certo grau de flexibilidade, e a sua preservação durante a vida deveria ser considerada uma necessidade absoluta.

A postura incorreta coloca peso anormal sobre as articulações e sobrecarrega músculos e ligamentos que resultam em contratura muscular (hipertrofia).
 
Enquanto alguns músculos contraem, outros músculos simultaneamente relaxam e enfraquecem, removendo um apoio vital que os músculos fornecem a nosso esqueleto. Isso interrompe a função biomecânica e facilita a possibilidade de lesões musculares e perda de flexibilidade.
 
“UMA PESSOA IDOSA QUE É FLEXÍVEL É JOVEM, ENQUANTO UMA PESSOA NOVA MAIS RÍGIDA É VELHA”

Se pensar nas pessoas idosas mais saudáveis que você conhece, aquelas com mais vitalidade e energia, sempre serão pessoas com suas posturas mais preservadas e com maior flexibilidade.

Não é a toa que essas pessoas chegam nessa fase da vida tão bem preservadas, enquanto outras pessoas mais novas lutam com problemas de saúde e são inflexíveis e apresentam má postura.
 
Pessoas flexíveis conseguem manter atividade física a vida toda, o que influi diretamente na boa saúde delas.
 
Você é flexível?
  • Você consegue tocar os dedos do seu pé sem dobrar os joelhos?
  • Se você não consegue tocar os dedos do seu pé, sua coluna lombar começa a doer ou puxar na hora de esticar?
  • Você consegue tocar seu joelho quando se dobra ao lado (flexão lateral)?
  • Você consegue tocar seu queixo contra o peito?
  • Você consegue virar sua cabeça a 90 graus a cada lado? (Deve ser igual nos dois lados.)
  • Você consegue ficar de pé e olhar o teto sem sentir dor ou puxar os músculos da nuca?
  • Você consegue por a mão atrás da coluna do lado oposto e tocar a escápula?
 
Alongamento
Se você falhou nas perguntas anteriores, deve começar a se alongar já. E se seus filhos não estão alongando regularmente, chame-os e faça junto, ensinando-lhes como fazer; alongar no começo da vida forma boa higiene da coluna, que faz a base da preservação da função vertebral e uma vida indolor.

17 de mai. de 2012

JASON GILBERT E FERNANDA MATIOLI INAUGURAM NOVA UNIDADE NA CHÁCARA SANTO ANTÔNIO



Após parceria de 10 anos, os quiropraxistas Jason Gilbert e Fernanda Matioli inauguram  a nova unidade na Chácara Santo Antônio, para melhor atender você e sua família.

Se você mora na região Sul de São Paulo e precisa de tratamento quiroprático para cuidar da saúde de sua coluna, venha conhecer a nova unidade que estará aplicando 50% de desconto na avaliação. Marque já a sua consulta!

UNIDADE CHÁCARA SANTO ANTÔNIO
R. Paul Valery, 134/144
(11) 5181-5306/7730-1320
fernanda@qj2.com.br

DICAS PARA MANTER A BOA POSTURA

Para manter uma postura correta é preciso ficar atento dois ângulos de seu corpo, um frontal e o outro lateral.

Frontal
  • Cabeça nivelada com as orelhas iguais entre os lados direito e esquerdo. Se a cabeça está apoiada para um lado significa que um lado do pescoço está sendo sobrecarregado e, consequentemente, está promovendo tensão muscular e dor nos músculos na região cervical e nuca. Os nervos dessa região vão para a cabeça e pescoço e órgãos do pescoço como tiróide, por exemplo. Assim, problemas estruturais podem resultar em dor de cabeça, vertigem e até problemas da tiroide.
  • Ombros nivelados também devem ter a mesma altura entre os dois lados. Um desequilíbrio significa aumento de carga no pescoço, nuca, região dorsal superior e ombro. Existem muitos nervos que saem dessa região para o ombro e braço, então, problemas estruturais aqui podem resultar em dor e adormecimento nos braços, mãos ou dedos ou até síndrome do túnel do carpo.
  • Quadris nivelados (cabeça da perna) devem ser equilibrados, pois problemas nesta altura da coluna e bacia podem resultar em várias consequências, incluindo dor lombar e ciática além de problemas em outras regiões como os joelhos ou ATM, devido a desalinhamento global e distribuição da carga resultante.

Lateral
  • Se observarmos lateralmente a postura normal deve mostrar curvas nas regiões (cervical, torácica, lombar e sacral) com ângulos precisos que permitem o funcionamento perfeito da coluna, deixando cada vértebra mover-se em harmonia perfeita com a vértebra de cima e de baixo. Assim, a carga em cada região pode ser distribuída, deixando que cada vértebra e articulação dividam igualmente o peso.
  • Em uma vista lateral, de uma pessoa em pé, a postura correta deve exibir o alinhamento completo entre orelha, ombro, quadril, joelho e tornozelo. Esses pontos juntam e formam a “linha de gravidade” e é nesta posição que a carga devido aos efeitos de gravidade é mínimo. Ou seja, a carga excessiva cai em regiões que não deveria, aumentando a probabilidade de dores, cansaço muscular, lesões na hora de exercitar os músculos e subluxações.

15 de mai. de 2012

GARANTA A BOA SAÚDE ATRAVÉS DA POSTURA CORRETA


Algumas pessoas acabam comprometendo a própria coluna por causa do mito de que ela tem que ser reta. Isso é um erro, talvez incentivado por alguns professores de etiqueta e de  balé.

Naturalmente, a coluna apresenta três curvas anteriores e posteriores e não laterais. Essas curvas são chamadas de lordose cervical e lombar, e cifose torácica. Quando dentro de certos limites, elas são benéficas e indispensáveis!
A má postura pode aumentar as curvas, como no caso das hiperlordoses e hipercifoses, como diminuí-las, tornando-as hipolordose e hipocifose. Todas essas alterações podem fazer mal à saúde.

Mas é fundamental  ressaltar que coluna reta não é sinônimo de boa postura!

O corpo forma essas curvas naturais para melhorar a distribuição de peso, evitando sobrecargas diretas, e promovendo melhores movimentos, além de auxiliar no equilíbrio da nossa postura bípede (seres que se locomove através de dois membros).

Sem as lordoses e a cifose, os discos intervertebrais (aqueles que quando sofrem sobrecarga acabam gerando uma hérnia) têm que aguentar muito mais peso. Além disso, os ossos também receberiam mais impactos e degenerariam mais rapidamente e com maior risco de fraturas.

Para saber se sua postura está com aumento ou diminuição das curvas marque uma avaliação com um de nossos quiropraxistas e leve seus exames de raio-x. Além dos ajustes, o profissional lhe explicará seu caso e o auxiliará com propostas para a melhora da postura!

7 de mai. de 2012

A COLUNA E O FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS







A coluna é o eixo do corpo, no sentido mais amplo que a sustentação do mesmo, pois é por ela que passam todas as informações enviadas e recebidas pelo cérebro, o grande gerente do corpo.

Os nossos órgãos realizam suas funções para manter o corpo vivo. O coração envia sangue para todo o corpo, os pulmões realizam as trocas gasosas, os rins filtram os líquidos e excretam toxinas, o estômago ajuda o intestino a obter nutrientes... Todos recebem e enviam informações constantemente para o cérebro. Tudo flui quando os sistemas trabalham ordenadamente.
Mas o que acontece quando a informação é prejudicada no meio do caminho? É um dos problemas que podem acometer nossa saúde!
A subluxação vertebral, aquele desalinhamento de vértebra da coluna, pode prejudicar os órgãos que receberiam ou que enviaram informações através de nervos específicos.

Nesta imagem você pode ver a distribuição do sistema nervoso, pela coluna até os órgãos, que ilustra bem a relação entre cérebro e corpo.

Se um dos nossos órgãos não recebe impulsos nervosos os suficiente, ele pode começar a adoecer lentamente, até o prejuízo ser tão grande a ponto de produzir sintomas. Nesse momento os medicamentos nos ajudam a curar a doença, mas e se tivéssemos prevenido? 

Bastam ajustes quiropráticos regulares para podermos evitar vários problemas. É claro que nem toda doença vêm da coluna, mas muitas delas sim! Quando temos uma coluna saudável, bem ajustada,  o corpo pode funcionar melhor e garantir que a saúde seja mais forte, além de não sofrer das dores e incômodos característicos de problemas nas costas.

A Quiropraxia cuida do corpo como um todo e os ajustes garantem mais saúde e por mais tempo! Consulte um de nosos quiropraxistas.

2 de mai. de 2012

CUIDADO COM OS INOCENTES AUTOESTALOS


Muitas pessoas tem o costume de se "estalar". Uns estalam os dedos, outros a lombar, e alguns vão mais longe, e estalam a própria cervical! O que pouco sabem são os riscos desses "auto-estalos" aleatórios!

A inocência de algumas pessoas é tanta, que na primeira consulta chegam a dizer que "fazem quiropraxia em si mesmos", sem ter noção da diferença.
Esses "estalos" são consequência da alteração de pressão nas articulações e para que isso ocorra, é necessário levar essas articulações em seus limites. O quiropraxista estuda durante quatro anos para realizar esses procedimentos adequadamente e com total segurança. Aprende biomecânica, anatomia, física, fisiologia, procedimentos específicos de avaliação e as melhores manobras para manipular a coluna e outras articulações.
Os "estalos" auto implicados são como jogos de azar, podem nem sempre fazer mal, mas viciam e em algum momento acabarão machucando a pessoa. Forçar as articulações aleatoriamente e sem o procedimento correto, pode causar sérios danos que vão desde hipermobilidade até lesões em ligamentos, desgaste das articulações, entre outros.
Se você sente desconfortos aguente firme, não se estrale e procure um quiropraxista para o tratamento adequado. O risco do auto-estralo é tão grande quanto a auto-medicação, portanto não vacile