Já nem nos lembramos quantas vezes em um dia normal nos sentamos para realizar (ou não) atividades contemporâneas. Sentar é praticamente uma postura arraigada em nossa cultura que não nos damos mais conta de estarmos nos colocando nessa posição ao comer, andar de carro, usar o vaso sanitário, trabalhar ou até mesmo ao praticarmos certos hobbys ou costumes como ler, ver televisão, entre outros.
O pior é não percebermos que ficar sentado é um hábito maléfico para o nosso corpo, pois imobiliza por um tempo significativo a nossa coluna que precisa de movimento, assim como uma engrenagem que emperra se não utilizada. Quando nos movimentamos lubrificamos as nossas articulações, deixando-as mais flexíveis, e nosso corpo mais saudável.
Também não notamos que se sentar de forma inadequada é prejudicial à coluna e pode causar danos futuros. Uma boa forma de evitar a má postura é usar uma cadeira ou sofá ergonômicos, que mantenham a coluna posicionada a 135º do quadril (ou 45o para trás), ou recorrer a apoios lombares para sustentar a coluna.
Já, no carro, onde há a necessidade de ficar ereto para alcançar o volante e dirigir sem obstruções na visão, procure manter a poltrona o mais ereta possível com bom apoio lombar quando está dirigindo.
Dicas para quem fica muito tempo sentado
- Levante-se a cada 50 minutos, caminhando e se alongando nesse intervalo
- Use um apoio para os pés que ajuda a redistribuir um parcela do peso
- Evite cruzar as pernas quando sentado, para não sobrecarregar mais alguns de seus músculos, ligamentos e articulações que outros e também interferir no movimento normal da articulação

Um comentário:
Muitas de nossas doenças são de fundo comportamental causados por hábitos que adquirimos ao longo da vida e não genético como muita gente pensa. A longividade é uma conquista do nosso século, mas com muita saúde e vitalidade!
Postar um comentário