30 de nov. de 2010

APRENDA A ESCOLHER SEU COLCHÃO



Passamos um terço da vida dormindo. É muito tempo! O bom sono é tão essencial para a saúde que se nos privamos dele por um período, logo ocorrerão problemas, pois ele é responsável pela regeneração e recuperação de nosso corpo depois das atividades diárias. Apenas uma noite mal dormida já resultará na diminuição da nossa imunidade, na falta de concentração e em menores níveis de energia, essenciais para o bom rendimento durante o dia. Para um boa noite de sono, é fundamental um colchão e um travesseiro de qualidade.

Um conhecimento completo e profundo é imprescindível para fazer a escolha de um produto que não somente promove o sono de boa qualidade mas também fornece o apoio anatômico para manter a função normal da coluna vertebral agora e durante toda a vida.

Como Quiropraxista vejo muitas pessoas com problemas crônicos resultantes de colchões ou travesseiros inadequados usados por vários anos. A maioria delas nunca pararam para pensar no prejuízo que esses acessórios estavam surtindo sobre suas colunas. Por serem peças tão importantes para a sua saúde, um tempinho investido na pesquisar sobre as características e benefícios de cada tipo de colchão e travesseiro disponíveis no mercado compensaria muito você e seu conforto.

O que é um bom colchão?

As curvas naturais da nossa coluna devem ser mantidas o mais possível durante nossa vida. Isso inclui quando estamos trabalhando, sentados e também dormindo As curvas devem ser mantidas em todas posições, de lado e de barriga para cima, e isso não é tarefa simples. Somente um bom colchão consegue isso.

Quando olhamos a coluna de trás, ela deve estar alinhada, ou seja, estar reta. Quando dormirmos de lado, um colchão que é macio demais ou duro demais pode promover o seu desalinhamento. Combine este fato com 6-8 horas diários nesta posição e é fácil entender como problemas sérios da coluna podem ser desencadeados na cama! Uma das coisas mais importantes para considerar é o tipo de colchão mais adequado para a postura predominante que você fica. Talvez quando você experimentou na loja o colchão barriga para cima ele estivesse confortável. Mas se você dormir de lado pela maior parte do tempo pode estar decepcionado com a compra. Será que a loja de colchão vai te deixar trocar se não estiver satisfeito? Espero que sim, mas infelizmente isso não é o caso da maioria das lojas.

Como escolher um bom colchão?

Se você é como a maioria das pessoas que troca seus colchões cada 10 anos, vale pena gastar um tempo para considerar suas opções, pois a conseqüência de uma escolha mal feita pode impactar fortemente em quase todas as facetas da sua vida, desde sua saúde, seu estado emocional, seu empenho físico e muito mais. Você pode adquiri-lo em uma loja de colchão ou marcar uma consulta com um representante especialista de uma empresa de colchão.


Dicas

  • Primeiro, nunca escolha um colchão pela marca, pois todas as empresas grandes fazem colchões decentes. Cada uma declara que tem um sistema que faz seus colchões”os melhores”,mas no final há pouca diferencia entre os produtos de empresas diferentes do mesmo valor.
  • Todas as empresas fazem diferentes “níveis”de colchão, desde o super barato, barato, econômico, caro e super caro etc. Mas, no final, em respeito a colchões, o preço do produto reflete diretamente na qualidade do produto. Ou seja, quem paga pouco recebe pouco. Um colchão muito barato é geralmente 10% material e 90% ar. Vários colchões no mercado tem até enchimento de papel de jornal, isopor, papelão, espuma secundária e outros materiais bem diferentes do que está escrito no conteúdo. Isso, porque muitos colchões produzidos em massa por fabricantes grandes tem a qualidade comprometida devido ao giro da produção e os espaços vazios dentro do colchão acabam sendo ‘preenchidos” com materiais para simplesmente “ocupar espaço”. Um colchão de preço médio pode ter um pro médio de 40% material e 60% de ar.
  • O peso de um colchão é diretamente proporcional a durabilidade dele e o tempo que ele vai desempenhar sua função. O peso da pessoa/as em cima do colchão também é proporcional ao tempo que ele vai durar. Pessoas ou casais mais pesados devem comprar um colchão mais pesado. O peso do colchão é de longe o parâmetro mais importante, usado para medir a sua qualidade. E lembre que, com os fabricantes grandes, você recebe proporcionalmente o que você paga.
  • No dia em que for para a loja de colchão para testar os colchões, sempre vista uma roupa confortável, parecida com a que você usa para dormir. Use sapatos fáceis de tirar e colocar. Não se sinta envergonhado, pois este pouco tempo gasto nesse processo vai surti efeitos profundos sobre sua coluna e sua saúde por muito tempo.
  • Leve sua esposa/marido para provar junto com você. O tamanho do colchão é suficiente para vocês dois? Quando uma pessoa vira entre posições ou entra/sai da cama a outra pessoa sente? Repare em quanto você se move nesses momentos, pois é justo isso que você sentirá quando seu companheiro se mover, especialmente se o sono dele/dela for agitado. Mais uma vez, leve o tempo necessário para considerar esses pontos, pois quando o colchão já estiver comprado e seu sono, sendo prejudicado será tarde demais para trocar. Infelizmente a única coisa que restará a fazer é comprar outro, e a maioria de nós segura a onda por anos, sofrendo desnecessariamente apenas para justificar o investimento.
  • No colchão, imagine-se dormindo. Deite(m)-se nas posições que você(s) costuma(m) dormir. Fique(m) pelo menos 10 minutos em cada colchão. Em geral, se você encontrar dificuldades em virar de uma posição para a outra o colchão provavelmente é macio demais. Se você não gosta de colchão muito duro e sente um espaço entre sua coluna lombar e o colchão na hora de prová–lo, este colchão então é duro demais e você deve continuar provando outros. Geralmente as pessoas que dormem barriga para cima precisam de um colchão mais duro, enquanto que as pessoas que dormem de lado devem procurar algo um pouco mais macio (mas não demais!).


Firme/Macio, qual é a densidade para você?

Pessoas que dormem barriga para cima com certeza devem evitar colchões mais macios que deixarão a coluna afundar e sobrecarregar os discos, articulações músculos e ligamentos, causar problemas circulatórios e promover sono agitado.

A maioria de nós dorme entre as duas posições, barriga para cima e de lado. Um colchão que fornece o apoio por estas duas posições deve preencher o espaços entre as curvas quando a pessoa está barriga para cima (sem deixar afundar os glúteos ou a coluna dorsal) e ter a grau suficiente de maciez para manter a coluna completamente alinhada quando está de lado. Se for duro demais, a bacia se levanta sobrecarregando a região lombosacral e levanta o ombro, causando desalinhamento da coluna. Se for macio demais, a coluna se desalinha completamente de baixo para cima. Um colchão firme demais pode ser feito mais macio com o uso de um pillow top, comprado separadamente. Um colchão mole demais infelizmente não tem como ser feito mais duro.


A importância da sommier

O Sommier é a base do colchão, a parte que quando combinado com o colchão forma a cama. Muitas pessoas trocam o colchão mas ficam com o mesmo sommier para poupar dinheiro. Não faça isso! Um sommier velho prejudicará a durabilidade e o conforto de um novo colchão.

Nenhum comentário: