21 de jul. de 2011

Escoliose, curva que vai além da normalidade



A nossa coluna vertebral possui curvaturas que fazem parte do corpo humano: uma na cervical, outra na torácica e por fim uma terceira na lombar. Essas curvaturas chamadas de cifose e lordoses nos auxiliam a melhor distribuir o peso e suportar à gravidade.

Mas, e quando a coluna se curva para um lado? Curvaturas para direita ou esquerda caracterizam uma condição chamada Escoliose, que pode ocorrer por diferentes causas, incluindo algumas pouco esclarecidas. Suspeita-se por exemplo que o uso de bolsas e mochilas de uma alça só podem ser responsáveis por alguns casos de escoliose.

As curvas escolióticas podem ser em “C” quando ocorrem para um único lado, ou em “S” quando a coluna se curva para um lado e em seguida para o outro. Escolioses “leves” não caracterizam um problema propriamente dito, e raramente apresentam sintomas. Porém em casos mais severos os pacientes com essa condição  podem precisar de cirurgia. Por isso é sempre importante um acompanhamento multidisciplinar.

Os quiropraxistas são qualificados para avaliar, determinar a possível causa, medir os graus da escoliose e em seguida elaborar uma proposta terapêutica com o intuito de diminuir esses graus, ou seja, de diminuir a curvatura “alinhando” melhor a coluna. Para isso, normalmente é necessário uma maior freqüência no tratamento e por um maior período, para que seja possível gerar condições favoráveis à recuperação do corpo.

O tratamento com Quiropraxia será personalizado de acordo com a necessidade de cada paciente, mas normalmente utiliza de ajustes na coluna, orientações para uma melhor postura e para a prática de atividades rotineiras de maneira adequada, tração e “movimentos de realinhamento”. É sempre muito indicado a atividade multidisciplinar com profissionais como os Fisioterapeutas e Professores de Educação Física.

Considerando os tratamentos propostos para esta condição, pode-se dizer que a Quiropraxia é uma ótima opção, já que é segura e proporciona melhoras generalizadas, em todos os sistemas do corpo, em toda a saúde e qualidade de vida.

Nenhum comentário: