Grande parte das lesões que aparecem na clínica acontece dentro casa. O detalhe é que a maioria seria evitável com um pouco de cautela e preparação. Uma lesão desnecessária, devido a uma queda ou escorregão, pode deixá-lo imobilizado ou com a mobilidade limitada – imagina-se que ninguém deseja isso para si ou para os outros.
Saiba que sua casa pode ser tão perigosa quanto segura. tudo vai depender da sua atenção perante ela. O primeiro passo é manter os olhos sempre abertos. Revise sempre as situações que poderiam colocar em risco sua vida e a dos outros. Caminhe por ela observando cada canto com sensibilidade suficiente para identificar qualquer tipo de barreira que possa vir a provocar um acidente e consequentemente uma lesão.
Muitos deles acontecem devido a escorregões em pisos molhados ou tropeções em objetos ou degraus. Sem planejamento, a organização da casa também pode ser um perigo. E tanto a falta quanto o excesso de iluminação podem levar a quedas. Com pequenos cuidados, vocêr torna a sua casa mais segura, e pode receber amigos e familiares com tranquilidade.
Dicas
- Tire tapetes soltos e escorregadios
- Não deixe brinquedos ou objetos espalhados pelo chão
- As escadas devem ter corrimão
- Degraus podem ser protegidos com fitas antiderrapantes
- Evite guardar objetos pesados no chão ou em lugares do armário que não sejam acessíveis
- Tenha prateleiras com alturas diferentes para abrigar utilitários, livros, mantimentos, roupas, e qualquer tipo de pertence
- Guarde os itens que são mais usados no dia a dia, na frente dos armários e estantes, na altura de seus cotovelos
- Guarde o lixo em recipientes menores para facilitar o carregamento
- Use uma lixeira com rodinhas, deixando-a próxima à porta da cozinha ou do quintal para não ter necessidade de carregá-la para muito longe
- Vire para o chão as luminárias que causarem ofuscamento nos olhos
- Controle sempre as pilhas dos sensores de luz, para ficar na mão inesperadamente
Nenhum comentário:
Postar um comentário