Jogar uma pelada ou correr no fim de semana pode não ser tão bom assim para a sua saúde. Ao contrário do que se pensa, a atividade esporádica não vai fazer você sair da lista dos sedentários, pode expor a sua coluna a riscos. Todo tipo de prática é uma ameaça a qualquer coluna, uma vez que sempre exige algum esforço em determinada área do corpo.
Esportes, como tênis e golfe, por exemplo, favorecem mais um lado do corpo do que o outro, o que, ao longo da vida, pode alterar a biomecânica normal e promover disfunção em certas articulações. Jogos como frescobol, vôlei, futevôlei e futebol são benéficos, no entanto, exigem muito da coluna, ainda mais quando praticados sobre superfícies irregulares como a areia. Se pessoas ativas já devem praticar com cuidado qualquer um desses esportes, imagine o que podem causar a um sedentário?
O mesmo acontece com a musculação ou qualquer atividade na academia. Muitos inscrevem-se e depois não dão prosseguimento ao programa recomendado pelos instrutores, acabam se machucando e colocando a culpa no exercício. Essas lesões são causadas justamente pela falta de constância e de consciência corporal, que só é adquirida ao longo da prática, não em uma semana.
O exercício é tão importante e seus benefícios são tão amplos que não podemos descartá-los do nosso cotidiano. Além de mudar nossa forma física e dar mais energia para nosso cotidiano, o exercício regular minimiza a incidência de várias doenças. Por isso, para se tornar uma pessoa ativa, é preciso antes de tudo ser persistente e constante. Evite qualquer disfunção ou problemas na coluna, preparando-se adequadamente com alongamentos, interrompendo a atividade caso algum tipo de dor apareça e evitando práticas que ameacem a sua coluna vertebral ou alguma parte de seu corpo.
A caminhada é uma das formas de exercício mais benéficas à coluna vertebral, pois auxilia no controle da dor e de outros sintomas e também reduz o risco de várias doenças. Além disso é segura e não custa nada. Quer mais para começar a se mexer?
Nenhum comentário:
Postar um comentário