26 de set. de 2012
“Você faz exercícios físicos?”
Fazemos essa pergunta a todo paciente novo que se apresenta em nossos consultórios; assim como o dentista o questiona sobre a sua higiene bucal. A prática de atividades físicas é tão importante para a saúde da coluna vertebral quanto a escovação para os dentes.
Com certeza, a maioria das pessoas escova os dentes e responderia “SIM” para o dentista. Infelizmente, no consultório de quiropaxia escutamos muito “NÃO”. Segundo estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 80% dos adultos brasileiros não praticam atividades físicas.
Você pode imaginar o que pensaria o dentista se o paciente respondesse que “NÃO” escova os dentes? Seria quase inimaginável. Mas com certeza o paciente saberia quais conseqüências representaria para seus dentes a ausência de higiene, e quanto trabalho daria para o seu dentista.
Já quando o assunto é coluna vertebral, ainda falta consciência sobre o papel da manutenção no seu desempenho. Como qualquer outra máquina, a coluna precisa ser usada para manter seu bom funcionamento. No entanto, a maioria dos sedentários alega: “Falta de tempo, doutor!” Ou dá a pior das desculpas: “Não gosto de exercícios.”
Assim como dormir e trabalhar, que também são fundamentais para a sobrevivência, praticar exercícios ocupa um tempo de nossas vidas e não é uma questão de gosto ou não. Desde quando escovar os dentes é fonte de alegria? No entanto, milhões de pessoas escovam os dentes todos os dias, gostando ou não, pois conhecem as conseqüências da falta de higiene.
Tudo é uma questão de prioridades. Reserve uma parte de seu tempo para a prática de exercícios. Além de mudar a sua forma física e dar mais energia para suas atividades cotidianas, a atividade regular minimiza a incidência de várias doenças.
Marcadores:
atividade física,
Cuidados,
em forma,
quiropraxia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário