3 de out. de 2012

Vamos aprender a dormir?

O primeiro passo é entender qual a postura correta da coluna vertebral. Então, será mais fácil compreender qual é a posição adequada para dormir.

Em pé ou sentados, caminhando ou deitados, a melhor postura é aquela em que o mínimo de carga é colocada sobre os músculos e ligamentos; e as curvas naturais da coluna fiquem preservadas, enquanto o alinhamento também é mantido reto. Assim, a posição correta para dormir varia entre deitar-se de barriga para cima, de lado ou alternando-as durante o sono.

Jamais deite-se de barriga para baixo! – excluindo-se apenas o fato de existir alguma patologia que não o permita dormir corretamente. Nessa posição, as curvas lombares e cervical aumenta, deixando a coluna assimétrica — pois, a fim de respirar, viramos a cabeça para um lado ou outro, causando uma tensão e uma carga desnecessária no pescoço.

Independente da posição que você dorme, o travesseiro deve estar embaixo da cabeça, e não dos ombros. Ele deve ter uma espessura em que a cabeça permaneça em posição normal, ou seja, no mesmo alinhamento da coluna vertebral – a orelha deve estar alinhada com o ombro.

Na posição lateral, o travesseiro não deve ser nem baixo, nem alto demais para curvar o pescoço. Isso também serve para quando estiver deitado de barriga para cima: a cabeça não pode ficar acima do alinhamento normal, tem que ser paralela ao alinhamento da coluna.

Como passamos entre 25% a 30% de nossas vidas deitados, a escolha correta do colchão ajudará você a manter a coluna saudável, e garantirá o bom sono. Este é um assunto que merece um capítulo apenas para ele, tamanha importância. Mas uma coisa é certa: se você estiver acordando indisposto e com dores pela manhã, pode estar na hora de trocar o colchão. Previna-se!

Nenhum comentário: