Permanecer sentado por muito tempo em frente ao volante promove uma posição sedentária, além das tensões do uso inadequado do assento. Tudo isso ocasiona dores na região lombar, ciática, ombros, cervicalgia, torcicolos e dores de cabeça.
Muitos motoristas têm o hábito de dirigir com o pé esquerdo levemente apoiado no pedal de embreagem, provocando tensão desnecessária nas pernas, e coluna lombar, que também resulta em problemas de dor ciática e lombalgia. A posição mais adequada é com as pernas ligeiramente flexionadas.
O encosto deve ser regulado em ângulo ligeiramente inclinado para trás e confortável para a coluna e pescoço. Também verifique se o ângulo do volante pode ser alterado, permitindo que os braços fiquem confortáveis e que haja espaço entre eles e as pernas quando utilizar os pedais.
Se sua poltrona não tiver um bom apoio lombar, recomenda-se que você adquira um que mantenha a coluna lombar bem alinhada e em boa postura. Cuidado apenas com o uso de apoios para o pescoço ou outros que você possa adquirir, especialmente durante viagens longas. Pode ser muito perigoso descansar a cabeça ao dirigir, porque pode deixar-los sonolento, aumentando a probabilidade de acidente, sobretudo em viagens longas. Se sua coluna estiver suficientemente apoiada, seu pescoço dificilmente estará desconfortável enquanto você dirige, pois o que cansa o pescoço ou a nuca é a anteriorizacao dos ombros, que causa maior contração dos músculos da coluna superior (como os trapézios).
DICAS PARA QUANDO ESTIVER PARADO NO TRÂNSITO
· Movimente a região do pescoço e ombros
· Alongue os braços e mãos
· Se o período no trânsito for prolongado, estacione em um lugar seguro e caminhe por uns 10 minutos elevando bem os joelhos, faça alongamentos, a sua saúde agradece
Nenhum comentário:
Postar um comentário