Você já imaginou carregar o dia inteiro 15 quilos de arroz dentro da roupa? Certamente, resultaria em muita dor e contração muscular. O mesmo acontece quando o peso corporal está acima da média recomendada. A obesidade, entre outros prejuízos, afeta a saúde de sua coluna.
As gordurinhas extras na barriga, por exemplo, alteram o centro da gravidade do seu corpo, levando-o mais para a frente e tensionando os músculos da coluna lombar. Para se manter em equilíbrio, você pode desenvolver uma lordose. Por passarem muito tempo em extensão, como conseqüência, as articulações travam. O excesso de peso também pode sobrecarregar os discos vertebrais, desidratando-os e deixando-os mais propensos à degeneração.
A dieta inadequada e a falta de exercício, entre outro motivos, são as duas principais causas da obesidade, que é diagnosticada por meio do Índice de Massa Corporal (IMC). Esse valor é calculado dividindo-se o peso (kg) pela altura (m) ao quadrado da pessoa. O índice deve ser comparado a um quadro por classificação de obesidade.
A melhor solução para a obesidade é emagrecer. Mas nem sempre perder peso é tão fácil, porque existe um círculo vicioso que faz a dor ou o Foto: problema de coluna provocados pelo excesso de peso impossibilitarem a prática de exercício – que é a melhor forma de queimar calorias!
Mudar os hábitos alimentares é uma missão árdua que vale o sacrifício. Dietas leves são mais fáceis de serem sustentadas. Para seguir uma dieta personalizada, consulte um nutricionista.
Seja disciplinado e forte. Lembre-se sempre da vida nova que lhe espera no final. Você vai poder controlar seus problemas de coluna com mais facilidade e acabar com a dor e o desconforto. Sua confiança vai retornar, sua postura vai melhorar, até a sua fisionomia vai brilhar de entusiasmo.
Dicas para perder peso
- Procure atividades físicas que não agravem ou sobrecarreguem a coluna, como a hidroginástica e a caminhada.
- Mude seus hábitos alimentares. Lembre-se que você deve ingerir menos calorias do que gasta e assim começará a perder peso.
- Comece com uma dieta saudável. Coma mais alimentos naturais como legumes e frutas, nozes e fibras.
- Evite a sobremesa, pois é um mau hábito e geralmente interfere na digestão da comida saudável que você acabou de ingerir.
- Evite ficar em jejum. Alimente-se regularmente com refeições pequenas até cinco vezes ao dia.
- Nunca beba refrigerantes, pois têm uma altíssima dosagem de açúcar.
3 comentários:
Dr.Jason Gilbert
Assisti ontem pela TV e fiquei muito curiosa em conhecer a quiropraxia. Tenho um intermitente zumbido no ouvido direito, já fiz todos os exames e não constou nada. Já faz um ano e eu não aguento mais isto. Vou entrar em contato para uma consulta.
dr meu medico diaginostico q tenho desvio na colona so q eu sinto dor no corpo enteiro,nas juntas,meus prasos ate incha,ai eu fico pensando se e so a colona ou e outro dipo de doença,aguardo sua resposta e agradeso deis de já
Dalva, o problema na coluna pode gerar dor em todo o corpo.
Para saber mais sobre o seu caso, é melhor através de uma consulta, com uma ficha detalhada sobre você e os seus exames em mãos. Obrigado pelo contato
Postar um comentário