8 de fev. de 2010

OLELELÊ, OLALALÁ...



Em geral, o Carnaval é associado à diversão, certo? Mas a sua coluna não acha nada divertida essa festa. Seja pelas muitas horas em pé, seja pela dança, pela ingestão de álcool ou até mesmo pelo trânsito nas estradas, os atendimentos ortopédicos aumentam muito durante e após o feriado.

Quem segue a tradição de desfilar é menos propício a ter fadiga muscular e a sobrecarregar tendões e articulações, porque passa o ano todo se preparando para esse momento. Porém, muitas pessoas resolvem entrar na folia em cima da hora. E são essas que devem estar mais atentas na hora de desfilar.

Nessa época, é também comum o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. No entanto, o álcool age como relaxante muscular, afetando a postura. No dia seguinte, passado o efeito, a dor pela falta de apoio muscular contínuo que a coluna exige será grande. O efeito sedativo do álcool somado as horas em pé, danças e pulos podem trazer sérios danos à coluna.

No feriadão, boa parte das pessoas preferem descansar ao invés de cair na curtição, e o destino mais procurado é o litoral. Ao contrário do que se espera, as filas nas estradas levam-os a enfrentar horas  sentados ao volante, o que também pode ser sinônimo de dor, exigindo também algumas precauções.

Aproveite o feriado como preferir, festejando ou descansando, mas se lembrando de determinados cuidados para na semana seguinte não se arrepender de ter caído na folia!! Leia a seguir:

. Não passe horas em pé, nem antes de entrar, nem durante a avenida
. Alongue-se sempre, variando as posições
· Leve algo para sentar-se no chão sem sujar a fantasia
· Procure vestir a fantasia o mais tarde possível, para evitar o calor e o peso
· O mesmo vale para o sapatos de saltos: deixe-os para depois, mas se puder evitá-los, evite-os
· Ingira uma garrafa de água para cada bebida alcoólica
· Prefira bebidas de baixo teor alcoólico, como a cerveja
· Se já tiver dor, não caia na folia, nem dirija por muito tempo
· Cheque os horários em que o trânsito não seja tão carregado, evitando horas de congestionamento

Um comentário:

Unknown disse...

agradeço dr.jason...suas tecnicas me ajudaram e me ajuda muito a conviver com meus problemas de coluna ,,,,acho q tdas as empresas poderiam fazxer um treinamento ao seus funcionarios em relaçao a quiropraxia ,,,,vida saudavel da nossa coluna ,,,pq so depis q vc tem seu problema de coluna e vc sabe q tem uma coluna e dr.jason e suas tecnicas fazem vc ter esta noçao de como conviver com saude da coluna ....parabensssssss