21 de jun. de 2010

COMEMORE A COPA SEM EXCESSOS, SUA COLUNA AGRADECE


Foto: JB Online

Seja de que nacionalidade você for, ou para qual país você torcer, uma coisa é certa: em época de Copa do Mundo, ao menos no Brasil, a torcida é uma festa! E festa é sinônimo de bebida alcoólica.

Como você já deve saber, o álcool não tem valor nutritivo (com exceção de quantidades pequenas de antioxidantes presentes em vinhos), sendo danoso ao organismo humano, especialmente quando consumido em quantidades elevadas.

Conforme cada pessoa, mesmo quando o álcool é ingerido em quantidades moderadas  pode deixar um quadro de ressaca no dia seguinte.

Na ressaca, o corpo induz enjôo, dor de cabeça, vômito e sintomas parecidos com aqueles provocados pela gripe, como dor nas costas e dores musculares, sinalizando que o álcool é nocivo ao organismo.

Pelo fato de o álcool ser um relaxante muscular, quando pessoas com problemas estruturais da coluna bebem, sobrecarregando-a (por exemplo quando dançam ou ficam de pé) sentem dores só no dia seguinte.

Ao relaxarem sob efeito do álcool, os músculos têm reduzidas uma de suas principais funções: a capacidade de proteger a coluna das forças da gravidade.

Em geral, as pessoas nesse estado de relaxamento muscular não sentem a dor que deveriam quando machucam a coluna ou qualquer outra articulação, pois numa situação normal sem os efeitos do álcool, um reflexo de contratura muscular aconteceria para minimizar o grau de lesão.  Mais danoso ainda é para que tem problemas ou àqueles que estão se recuperando de uma crise e ingerem álcool cedo demais.

Por isso, para não estragar o dia seguinte de sua comemoração e chegar até o fim da Copa do Mundo inteiro: lembre-se de beber sem excessos.

Nenhum comentário: