17 de mai. de 2012

DICAS PARA MANTER A BOA POSTURA

Para manter uma postura correta é preciso ficar atento dois ângulos de seu corpo, um frontal e o outro lateral.

Frontal
  • Cabeça nivelada com as orelhas iguais entre os lados direito e esquerdo. Se a cabeça está apoiada para um lado significa que um lado do pescoço está sendo sobrecarregado e, consequentemente, está promovendo tensão muscular e dor nos músculos na região cervical e nuca. Os nervos dessa região vão para a cabeça e pescoço e órgãos do pescoço como tiróide, por exemplo. Assim, problemas estruturais podem resultar em dor de cabeça, vertigem e até problemas da tiroide.
  • Ombros nivelados também devem ter a mesma altura entre os dois lados. Um desequilíbrio significa aumento de carga no pescoço, nuca, região dorsal superior e ombro. Existem muitos nervos que saem dessa região para o ombro e braço, então, problemas estruturais aqui podem resultar em dor e adormecimento nos braços, mãos ou dedos ou até síndrome do túnel do carpo.
  • Quadris nivelados (cabeça da perna) devem ser equilibrados, pois problemas nesta altura da coluna e bacia podem resultar em várias consequências, incluindo dor lombar e ciática além de problemas em outras regiões como os joelhos ou ATM, devido a desalinhamento global e distribuição da carga resultante.

Lateral
  • Se observarmos lateralmente a postura normal deve mostrar curvas nas regiões (cervical, torácica, lombar e sacral) com ângulos precisos que permitem o funcionamento perfeito da coluna, deixando cada vértebra mover-se em harmonia perfeita com a vértebra de cima e de baixo. Assim, a carga em cada região pode ser distribuída, deixando que cada vértebra e articulação dividam igualmente o peso.
  • Em uma vista lateral, de uma pessoa em pé, a postura correta deve exibir o alinhamento completo entre orelha, ombro, quadril, joelho e tornozelo. Esses pontos juntam e formam a “linha de gravidade” e é nesta posição que a carga devido aos efeitos de gravidade é mínimo. Ou seja, a carga excessiva cai em regiões que não deveria, aumentando a probabilidade de dores, cansaço muscular, lesões na hora de exercitar os músculos e subluxações.

Nenhum comentário: