15 de mai. de 2012

GARANTA A BOA SAÚDE ATRAVÉS DA POSTURA CORRETA


Algumas pessoas acabam comprometendo a própria coluna por causa do mito de que ela tem que ser reta. Isso é um erro, talvez incentivado por alguns professores de etiqueta e de  balé.

Naturalmente, a coluna apresenta três curvas anteriores e posteriores e não laterais. Essas curvas são chamadas de lordose cervical e lombar, e cifose torácica. Quando dentro de certos limites, elas são benéficas e indispensáveis!
A má postura pode aumentar as curvas, como no caso das hiperlordoses e hipercifoses, como diminuí-las, tornando-as hipolordose e hipocifose. Todas essas alterações podem fazer mal à saúde.

Mas é fundamental  ressaltar que coluna reta não é sinônimo de boa postura!

O corpo forma essas curvas naturais para melhorar a distribuição de peso, evitando sobrecargas diretas, e promovendo melhores movimentos, além de auxiliar no equilíbrio da nossa postura bípede (seres que se locomove através de dois membros).

Sem as lordoses e a cifose, os discos intervertebrais (aqueles que quando sofrem sobrecarga acabam gerando uma hérnia) têm que aguentar muito mais peso. Além disso, os ossos também receberiam mais impactos e degenerariam mais rapidamente e com maior risco de fraturas.

Para saber se sua postura está com aumento ou diminuição das curvas marque uma avaliação com um de nossos quiropraxistas e leve seus exames de raio-x. Além dos ajustes, o profissional lhe explicará seu caso e o auxiliará com propostas para a melhora da postura!

Nenhum comentário: