21 de mai. de 2012

FLEXIBILIDADE AJUDA A MANTER A POSTURA CORRETA


A flexibilidade permite manutenção de postura correta, promovendo o funcionamento correto de nossa coluna vertebral e consequentemente de nossa saúde. Por isso, todo mundo precisa de certo grau de flexibilidade, e a sua preservação durante a vida deveria ser considerada uma necessidade absoluta.

A postura incorreta coloca peso anormal sobre as articulações e sobrecarrega músculos e ligamentos que resultam em contratura muscular (hipertrofia).
 
Enquanto alguns músculos contraem, outros músculos simultaneamente relaxam e enfraquecem, removendo um apoio vital que os músculos fornecem a nosso esqueleto. Isso interrompe a função biomecânica e facilita a possibilidade de lesões musculares e perda de flexibilidade.
 
“UMA PESSOA IDOSA QUE É FLEXÍVEL É JOVEM, ENQUANTO UMA PESSOA NOVA MAIS RÍGIDA É VELHA”

Se pensar nas pessoas idosas mais saudáveis que você conhece, aquelas com mais vitalidade e energia, sempre serão pessoas com suas posturas mais preservadas e com maior flexibilidade.

Não é a toa que essas pessoas chegam nessa fase da vida tão bem preservadas, enquanto outras pessoas mais novas lutam com problemas de saúde e são inflexíveis e apresentam má postura.
 
Pessoas flexíveis conseguem manter atividade física a vida toda, o que influi diretamente na boa saúde delas.
 
Você é flexível?
  • Você consegue tocar os dedos do seu pé sem dobrar os joelhos?
  • Se você não consegue tocar os dedos do seu pé, sua coluna lombar começa a doer ou puxar na hora de esticar?
  • Você consegue tocar seu joelho quando se dobra ao lado (flexão lateral)?
  • Você consegue tocar seu queixo contra o peito?
  • Você consegue virar sua cabeça a 90 graus a cada lado? (Deve ser igual nos dois lados.)
  • Você consegue ficar de pé e olhar o teto sem sentir dor ou puxar os músculos da nuca?
  • Você consegue por a mão atrás da coluna do lado oposto e tocar a escápula?
 
Alongamento
Se você falhou nas perguntas anteriores, deve começar a se alongar já. E se seus filhos não estão alongando regularmente, chame-os e faça junto, ensinando-lhes como fazer; alongar no começo da vida forma boa higiene da coluna, que faz a base da preservação da função vertebral e uma vida indolor.

Nenhum comentário: