23 de ago. de 2012

FIQUE ATENTO, A SAÚDE DA COLUNA DE SEU FILHO DEPENDE DE VOCÊ


O futuro de seu filho depende daquilo que ele faz hoje. A postura correta na hora de estudar ou sentar, a maneira adequada de carregar a mochila ou até de fazer alongamentos e exercícios são hábitos que ele deve aprender ainda na infância com seus pais, assegurando a sua saúde lá na frente.

Além disso, preste atenção nas queixas dele. Muitas vezes, elas parecem comuns e outras até sem relação com a coluna vertebral, mas podem ser sinais de que algo não vai bem. Dor de ouvido, de cabeça, cólicas, asma, enurese (fazer xixi na cama) e muitos outros ocorrem devido à relação íntima entre a coluna e o sistema nervoso. Se detectados agora, podem ajudar a evitar problemas futuros.

Esses problemas podem acontecer por vários motivos, como o próprio processo de nascimento, quedas, sentar sem proteção adequada no carro, dormir na posição inadequada, e até a obesidade.

Se esses problemas não forem detectados na infância, possivelmente causarão degeneração vertebral/articular severa na vida adulta. É muito comum, ao examinar os raios x da coluna vertebral de adultos, identificar a degeneração dos discos ou das articulações iniciada anos ou décadas atrás.

Os cuidados com a coluna de seu filho devem ser contínuos para evitar problemas maiores na vida adulta que podem ser substancialmente eliminados.

Um dos piores equívocos de um pai é afirmar que, porque o filho não está se queixando de dores nas costas, ele não tenha problemas. Sintomas de problemas na coluna ou no corpo em uma criança podem ser difíceis de interpretar devido às dificuldades efetivas de comunicação, especialmente com as muito pequenas.

Pois é, diferentemente de outras máquinas que adquirimos que vêm prontas com o manual de funcionamento, nós não nascemos com um. Temos que aprender a melhor maneira de utilizar nosso corpo e o seu filho depende de você para isso.

Nenhum comentário: