30 de jan. de 2013

CLICK, E A VÉRTEBRA VOLTOU PARA O DEVIDO LUGAR




Quem frequenta a Quiropraxia já sabe que os ajustes fazem "clicks" como se a coluna estivesse estalando, mas provavelmente deve se perguntar o porquê. E quem nunca foi às vezes tem receio com relação aos estalos com medo de se machucar.

Mas, para entender o estalo do ajuste quiroprático e não temê-lo, é preciso primeiramente ter uma noção de como é a coluna vertebral. Para nos manter eretos e permitir movimento, a coluna não poderia ser composta de apenas um osso, pois seria estática e nos limitaria demais, por isso, ela é um conjunto de diversos ossos alinhados e, de certa forma, plugados entre si por articulações.

Quando ocorre uma subluxação, algumas dessas articulações ficam comprometidas (foto acima), fazendo com que o espaço entre os ossos diminua, alterando a pressão dentro das articulações e gerando os diversos efeitos como dor, inflamação, sensação de desconforto, etc.

O quiropraxista identifica qual vértebra está fora e subluxada, e então, posiciona o paciente para o ajuste.

Com o devido posicionamento, o quiropraxista realiza então um impulso de alta velocidade e precisão, fazendo com que a vértebra retome rapidamente seu posicionamento correto e gerando um estalo neste momento, devido ao reposicionamento da articulação. O ajuste é realizado de maneira segura, caso contrário poderia ocorrer uma lesão.

  -->
Após o estalo, a vértebra retorna para o lugar e o paciente, aos poucos, retoma os movimentos. É como se tivese tirando a ferrugem da sua coluna! Sem o estalo, o ajuste não aconteceria. Entendeu por quê é necessário estalar?

ATENÇÃO
Ajustes devem ser feitos apenas por Quiropraxistas comprovados!
Saiba mais mais em QUIROPRAXIA POR QUIROPRAXISTAS

2 comentários:

Carolina disse...

Boa Noite, gostaria de perguntar se então quando uma pessoa se estala ela está se ajustando? não seria necessário o tratamento quiroprático nesse caso... já que o "click" já acontece pela própria pessoa... ?
Obrigado

QUIROPRAXIA JASON GILBERT disse...

É um bom sinal quando a ocorrem os estalos. Siginifca que as articulações estão liberadas. Mas isso não signicia que a pessoa não precise de tratamento. É necessário uma avaliação.