18 de fev. de 2013

Computador, sim, má postura, não!!!




Você já imaginou como seria a vida sem o computador? Complicada, né? Mas apesar de revolucionário, saiba que ele promove o sedentarismo.

Como a tecnologia veio para ficar, o que nos resta é reconhecer o efeito maléfico que causa sobre nossa coluna para tentar minimizar os prejuízos sobre nossa saúde e, conseqüentemente, nossa vida.

No caso do laptop, então, os efeitos são piores. Apesar de ser portátil e facilitar o trabalho, sobrecarrega a coluna. Mesmo o modelo mais leve pesa em media 5 kg, representando até 10% do peso corporal.

Os problemas aumentam assim que você abre o laptop e o posiciona em uma mesa desapropriada ou, pior ainda, no seu colo. Mas, de qualquer forma, não existe um modo adequado de uso que garanta a boa postura, uma vez que ele é uma peca inteiriça e difícil de ser nivelada aos olhos.



O uso constante do laptop sobrecarrega o pescoço e as costas, comprometendo o funcionamento normal de todas as estruturas desta região, desde músculos e tendões, até ligamentos e discos intervertebrais.

Lembre-se: o laptop foi desenvolvido para ser utilizado esporadicamente, e não em tempo integral. Antes de adquirir um, avalie o tempo que irá utilizá-lo. Se for realmente imprescindível, plugue-o a um teclado ou um monitor de forma a mantê-lo na altura dos olhos.

Nenhum comentário: