2 de mai. de 2013
Estilo de vida: mals hábitos alimentares podem levar à oesteoporose
Por que número crescente de pessoas com osteoporose? Ao contrario do que se pensa, não é por falta de cálcio em nossa alimentação. A questão é que consumimos muitos alimentos ácidos e estamos muito sedentários.
O sangue e os tecidos precisam ser mantidos em uma faixa de pH alcalino. Leite, açúcar, álcool, comidas gordurosas, carboidratos e cigarro, por exemplo, promovem um estado ácido do organismo. Como o cálcio tem o poder de neutralizar a acidez, o corpo retira-o dos ossos para neutralizar o pH; e a consequência é a perda da densidade da massa óssea. A falta de impacto causado pelas atividades físicas faz com que o corpo deixe de depositar cálcio nos ossos, reduzindo a sua densidade.
Uma das formas de prevenir a osteoporose é cuidar da alimentação e exercer alguma atividade física. Mulheres que estão chegando na faixa dos 40 anos e homens na faixa dos 50, devem realizar periodicamente o exame de densitometria óssea, que mede a densidade dos ossos. Mas não se assuste se o diagnóstico for osteopenia. Não significa que você já está doente, mas sim que seus ossos estão começando a perder a densidade e é hora de você ir a luta contra a osteoporose.
Osteoporose não dói
A redução da densidade dos ossos em si não causa dor. Mas muitas pessoas aceitam a dor que sentem, atribuindo-a à osteoporose. Em geral, a dor e outros sintomas estão presentes como um reflexo normal do corpo de que algo não está bom. Pode ser resultado da articulação subluxada, ou do sedentarismo.
A osteoporose somente provoca dor quando a vértebra foi parcial ou totalmente fraturada, afetando a articulação e mudando as curvas normas da coluna;ou quando esta fratura resulta em pressão direta na medula ou nos nervos que saem desta entre cada vértebra para o resto do corpo – que é muito raro.
Quando existir osteoporose na coluna ou nos ossos e acontecer uma fratura, não há nada que possa ser feito para devolver a forma correta do osso. O melhor tratamento é a prevenção de quedas e fraturas.
Marcadores:
alimentação,
Atividades,
dor,
estilo de vida,
osteoporose,
sedentarismo,
Sintomas,
Terceira idade
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário