6 de mai. de 2013
Mantenha os ossos fortes e saudáveis e evite a osteoporose
Nunca é cedo para começar a cuidar dos ossos. Afinal, a cultura da prevenção vem sendo disseminada para tantas partes do corpo, e porque não também prevenir doenças daquela que nos sustenta, nos mantém em pé, e ainda protege alguns de nossos órgãos? Saiba que a osteoporose, doença que degenera os ossos, tornando-os porosos e passíveis de fraturas, não acomete apenas idosos e mulheres, e já é considerada uma epidemia.
Crianças e jovens também podem ter osteoporose quando ingerem determinados medicamentos, ou por causa de doenças intestinais, reumáticas e renais crônicas, além de fibrose cística e de anorexia. Mulheres que entram na menopausa precocemente têm mais probabilidade de sofrer de osteoporose. Algumas doenças também aumentam a perda da densidade óssea, como a tirotoxicose, que é tratável; outras moléstias mais difíceis de controlar, como o câncer e doenças reumatoides.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 30% das mulheres e 10% dos homens com mais de 50 anos são atingidos. No Brasil, entre 10% a 16% da população brasileira é acometida pela osteoporose. (www.endocrino.org.br). Em 2025, a estimativa é que o número de fraturas do quadril chegue a 3,4 milhões (1,1 milhões em homens e 2,78 milhões em mulheres), o que indica que tal problema está se agravando. (www.lactea.org.br)
Marcadores:
Atividades,
estilo de vida,
osteoporose,
sedentarismo,
Sintomas,
Terceira idade
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário