12 de mai. de 2014

Bons hábitos levam a boa saúde


-->
Como é sabido por todos, bons hábitos fazem bem para a saúde, a coluna e as articulações. e não difícil mantê-los, começando por atividades simples e cotidianas que podem melhorar sua vida e garantir uma coluna saudável na terceira idade!

Seguem algumas dicas, que certamente vão ajudá-lo:
  • Beber água regularmente: o nosso corpo precisa estar muito bem hidratado para ter uma coluna saudável. Isso porque os discos intervertebrais (aqueles cuja lesão é chamada de hérnia) são compostos 88% de água quando somos jovens, e 65% quando somos adultos.
  • Dormir adequadamente: durante o sono, nosso cérebro faz um balanço das vivências do dia, reorganiza pensamentos e memórias, e atua com grandes ações hormonais indispensáveis para a saúde, descanso e desenvolvimento do corpo. Estima-se que durante a noite, nosso corpo re-hidrata-se levemente o disco intervertebral. Um dos modos de se mensurar isso, é fato de que acordamos quase um centímetro a mais do que quando vamos dormir. E é claro, não podemos esquecer que é indispensável dormir em posições adequadas para preservar a saúde da coluna.
  • Atividades físicas: os exercícios fazem bem aos músculos, incluindo o coração, que se desenvolvem conforme os estímulos, e se tornam mais fortes. Alguns exercícios beneficiam também aos ossos, pois estimulam seu fortalecimento, conforme os impactos. Esses são altamente recomendados para pessoas que estão lutando contra a osteoporose. O movimento também faz as articulações do corpo funcionarem melhor. Dentro de algumas delas, há um líquido chamado sinóvia (ou líquido sinovial), que as lubrifica, diminuindo o atrito e facilitando o movimento. Se ficamos muito tempo sem mover a articulação, o líquido sinovial se torna espesso e isso prejudica a função da mesma. Conforme realizamos exercícios, a densidade desse líquido fica ideal para um bom rendimento articular.
Mantenha acompanhamento regular com um Quiropraxista e esses bons hábitos, garantindo uma vida melhor e com mais saúde.

Nenhum comentário: