1 de nov. de 2011

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO GELO


Ao contrário do que muita gente pensa, nos momentos de dor e inflamação da coluna vertebral, a compressa de gelo é o melhor remédio.

Quando um músculo é sobrecarregado ou lesionado o suficiente para comprometer o seu funcionamento normal, seu corpo desencadeia um reflexo inconsciente. Esse processo se chama inflamação e existe para limitar movimento e danos possiveis ao articulação( que o musculo protege) e ajudar curá-lo o mais rápido possível. Para isso, a circulação sanguínea local aumenta com o intuito de levar nutrientes para os músculos e outros tecidos. Por isso, quando temos inflamação, o local parece quente e avermelhado. A maioria das vezes também há sintomas como dor, adormecimento ou formigamento.

Nesse momento, na fase aguda (entre o primeiro dia da inflamação até seis semanas depois), em vez da bolsa de água quente, aplique o gelo no local lesionado. O gelo é anti-inflamatório e analgésico natural, auxiliando na redução do inchaço e diminuindo o fluxo sanguíneo. Como consequência, a inflamação reduzirá, aliviando a dor. Essa estratégia serve somente para diminuir a inflamação e reduzir a dor momentaneamente. A causa principal sempre deve ser detectada o mais rápido possível. A atividade que agrava a condição também deve ser evitada enquanto o problema estiver sendo retificado.

As regiões que costumam inflamar na coluna e requerem gelo são: o pescoço (especialmente quando estiver irradiando dor ou adormecendo os braços), a coluna dorsal (especialmente quando uma costela está subluxada, às vezes causando uma dor forte e irradiando para o peito, braços ou ombros) e a coluna lombar, articulação sacroilíaca e músculo piriforme no glúteo (que frequentemente irradiam dor ciática para a perna).

Se o episódio for traumático, uma consulta com seu quiropraxista sempre deve acontecer durante ou tão logo aconteça, para devolver o funcionamento normal da articulação.

No entanto, quando a dor estiver entrando na fase semicrônica ou crônica, a aplicação de calor pode ajudar bastante. Se você não tem certeza de que fase está, não use, até que seja liberado por um profissional da saúde, pois calor aplicado em uma região de inflamação aguda vai resultar em mais inflamação, mais dor e, consequentemente, mais tempo para recuperar-se e a região da lesão pode aparecer vermelha e produzir calor palpável.


A aplicação de gelo deve acontecer da seguinte forma:
  • Coloque o gelo dentro de uma toalha ligeiramente molhada ou use uma compressa de gel
  • 20 minutos com gelo
  • 20 minutos sem gelo
  • 20 minutos com gelo
  • 1 hora sem gelo
  • 20 minutos a cada hora depois disso

Nenhum comentário: