31 de out. de 2011

A BOA POSTURA E AS CURVAS NORMAIS DA COLUNA

“VENCER A PREGUICA É A PRIMEIRA COISA QUE O HOMEM DEVE PROCURAR, SE QUISER SER DONO DO SEU FUTURO.”
Thomas Atkinson


Diferente das curvaturas problemáticas de escolioses, sua coluna possui curvas normais vitais para cumprir com eficiência suas funções. Postura correta envolve a preservação dessas curvas que, com as restrições causadas pelos avanços tecnológicos de nossa sociedade, torna-se cada vez mais difícil de mantê-las.

Há cem anos, seria mais difícil encontrar alguém que precisava se sentar para trabalhar, pois o trabalho, em geral, era físico, e as pessoas moviam-se muito mais e ficavam menos sedentárias.

Atualmente, a maioria do mundo moderno senta-se para trabalhar. Se somarmos as horas adicionais que passamos sentados nos automóveis para nos locomovermos, para nos alimentarmos, e as horas na frente da televisão, videogame etc., veremos que representam significativa porcentagem de tempo que passamos sedentários e consequentemente cada vez menos preservando nossas curvas normais da coluna!

Se compararmos dois animais, a girafa e o flamingo, por exemplo, podemos perceber que o efeito das curvas de cada um reflete-se na sua mobilidade. Podemos observar que a girafa, com o pescoço totalmente sem curvaturas, não tem mobilidade. Para pegar algo do solo, ela precisa afastar as pernas e abaixar, pois a ausência de curvas e consequentemente, a falta de mobilidade, impedem que ela dobre o pescoço. Porém, o flamingo, com duas curvas no pescoço, possui uma mobilidade muito maior, podendo virar a cabeça 360 graus, para retirar piolho entre as plumas atrás do pescoço.

A postura correta mantém o alinhamento e preserva as curvas normais da coluna vertebral. A grande maioria dos problemas biomecânicos que aparecem nas nossas clínicas tem como origem a alteração da postura e das curvas normais.

Muitos de nós sabemos qual é a postura correta e até nos sentimo-nos melhor quando conseguimos mantê-la, mas somos vencidos pela preguiça. Quando isso acontece, a gravidade vence, nossa postura piora, regiões da nossa coluna começam a apresentar disfunções e muitos sintomas e dores começam a ser sentidos.

Não é fácil preservar as curvas normais, uma vez que a nossa própria vida promove sedentarismo e flexão do tronco dificultando ainda mais essa tarefa. Mas uma consequência nítida que observei em milhares de pacientes é o fato que a degeneração óssea e discal é indubitavelmente acelerada quando perdemos essas curvas.

Portanto, para preservar as curvas da coluna comece uma atividade física e fique atento à sua postura!

Nenhum comentário: