24 de mai. de 2011

DOR NO GLÚTEO? O PROBLEMA PODE ESTAR NA CARTEIRA


Muitas das coisas simples que fazemos repetidamente por anos podem causar tantos problemas. Andar com a carteira no bolso traseiro da calça e se sentar em cima dela é um dos exemplos. É mais prático e bonito guardá-la no bolso de trás, mas o efeito prejudicial que a carteira gera em sua coluna é muito forte.

Imagine uma carteira qualquer, nem precisa ser recheada de cartões de crédito e de débito para elevar um lado dos glúteos na hora de sentar-se. O peso que cai sobre as nádegas deveria ser igualmente distribuído entre os dois lados pois somente assim a coluna manterá o alinhamento normal.

Ao sentar-se, a carteira pressiona os músculos do glúteo, principalmente o piriforme, causando em muitos casos inflamação, resultante do nervo ciático que atravessa o músculo e desce a perna até o pé.

A alteração na simetria causa um aumento da carga na articulação sacro-ilíaca que junta a coluna vertebral com a bacia. Dor no glúteo ou coluna lombar, adormecimento ou dor na perna irradiando até o pé são alguns dos sintomas comuns em homens que costumam levar a carteira no bolso traseiro. Homens que sofrem mais são os que dirigem muitas horas ou que trabalham sentados para exercer seu emprego.

Lá vai a dica mais simples para você evitar esse problema: sempre retire sua carteira do bolso de trás e ponha na sua jaqueta ou no bolso da frente, quando estiver sentado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito obrigado pela dica!