30 de jan. de 2012

Dores no dente, nariz, lábio, olhos ou cabeça? Pode ser neuralgia do trigêmeo


Nosso corpo possui nervos em todos os órgãos, músculos etc., incluindo no rosto, como o trigêmeo, que pode apresentar problemas e consequentemente dor. Ele é responsável pela mastigação e a sensibilidade da face, e se afetado pode apresentar dores em diferentes regiões, inclusive dor de dente!

Conhecida como neuralgia do trigêmeo, esta doença tem sua causa desconhecida, mas os sintomas são bem específicos. Dores fortíssimas em regiões como nariz, lábios, olhos e até mesmo a famosa dor de cabeça, podem ser causadas por alterações deste nervo.

As características da dor ajudam no diagnóstico. Ela pode ser descrita como ardente ou em pontada, é muito intensa e tem intervalos irregulares, costuma ser breve e retornar constantemente. Os sintomas podem estar associados à temperatura, ou algum movimento, mas isso muda de pessoa para pessoa.

Existem casos de pessoas que desencadeiam as dores ao beber algo gelado, tal como dentes sensíveis e em outros a pessoa sofre uma crise ao exagerar nas expressões faciais, não existe realmente um padrão.

Apesar de poucos estudos relacionando essa doença com Quiropraxia, há grande consenso clínico entre quiropraxistas que a neuralgia do trigêmeo está associada à problemas de cervical alta! Dessa forma, a quiropraxia, associada a assagens e mesmo alguns movimentos como sorrir e mastigar podem aliviar as dores.

O alívio da dor costuma ocorrer logo após o primeiro ajuste! Mas atenção, existem casos mais complicados, e mesmo o paciente que sente alívio na primeira consulta deve fazer o tratamento do modo correto e durante o período determinado pelo quiropraxista, pois o alívio pode ser momentâneo e o problema precisa ser corrigido devidamente.

Nenhum comentário: