18 de nov. de 2013

Em caso de acidentes, consulte sempre o quiropraxista





Freadas bruscas ou batidas que não sejam graves podem comprometer a sua coluna. 
Quando sofremos esse tipo de acidente, principalmente, quando a colisão é na traseira do automóvel, é comum que ocorra uma lesão cervical chamada de “lesão em chicote”. Ela recebe esse nome devido ao movimento que nossa cabeça faz quando estamos em alta velocidade e somos bruscamente freados, sendo segurados apenas pelo cinto de segurança. Essa aceleração e desaceleração repentina podem lesionar ligamentos, músculos e até mesmo as vértebras e o sistema nervoso!

Quando a lesão é muito severa, o paciente logo será encaminhado para cirurgia ou ao menos internação. Mas em casos mais amenos, a recuperação se dará com medicamentos e fisioterapia. 
 
O sintoma principal é dor no pescoço, podendo variar em intensidade, mas sendo normalmente constante e piorando ao tentar mover. Em casos muito graves, podem apresentar sintomas neurológicos como dormência nos braços, e até mesmo nas pernas. A pessoa precisará usar colete cervical, imobilizando o pescoço enquanto se recupera.
 
Nos Estados Unidos, é muito comum tratar essa lesão com Quiropraxia, basicamente  por dois motivos: o tempo e a qualidade da recuperação são ótimos, e o custo é baixo.
 
No Brasil, a Quiropraxia vem se tornando cada vez mais popular, e dessa forma a história começa a se repetir.
 
Após o período de recuperação inicial e principalmente de repouso, a pessoa já poderá ser avaliada pelo quiropraxista. Com base nos exames físico e de imagem, o doutor determinará se já é indicado iniciar os ajustes, ou outros procedimentos como tração , mobilização ou liberações musculares.
 
Depois de uma lesão como essa, é fácil imaginar que nossa coluna precisará de cuidados de especialista, e o especialista indicado é o Quiropraxista.
 
Depois de se regenerar, com os anos o corpo apresentará posturas incorretas e cicatrizações rústicas, precisando de um apoio para se recuperar devidamente.

Os ajustes devolverão o funcionamento correto das articulações e trabalharão no reposicionamento adequado das vértebras. A mobilização e os procedimentos complementares diminuirão ainda mais as dores, permitindo que o corpo se recupere mais facilmente.
 
Vale sempre lembrar que o mais aconselhável é uma intervenção multidisciplinar para melhores resultados!

Nenhum comentário: