16 de dez. de 2013

FESTAS DIVERTIDAS E SAUDÁVEIS


Chega esta época do ano, a nossa agenda fica repleta de compromissos com os amigos e familiares. É muito divertido e gratificante reencontrar e comemorar o Natal e a chegada de um novo ano com as pessoas que amamos. No entanto, é uma ocasião em que as nossas colunas ficam sobrecarregadas devido uma série de fatores.

Um deles é o próprio trânsito que fica intenso, tanto na cidade quanto nas estradas, levando-nos a permanecer mais tempo sentados no carro. O outro é o consumo excessivo de bebida alcoólica e de comida, principalmente os doces e a gordura. E, por fim, o uso de sapatos de salto alto.

Quando se ingere bebida alcoólica em excesso os músculos ficam relaxados e a pessoa não percebe que está machucando a coluna. No dia seguinte, além da ressaca, vem a dor no corpo. O açúcar é um veneno para os ossos, pois retira da massa óssea os minerais, o deixando poroso e propenso a fraturas. Já o salto alto modifica a postura normal da coluna para manter o equilíbrio, causando uma hiperlordose.

Portanto, para sobrevier as festas com saúde e alegria, lembre-se de se alongar, trocar o carro pela caminhada, ingerir muito líquido, evitar os excessos e usar sapatos confortáveis. No mais, divirta-se bastante e aproveite para planejar o próximo ano.

Nenhum comentário: