11 de dez. de 2013

PROVAS E VESTIBULAR, VILÕES PARA A SUA COLUNA


-->
O fim do ano está aí e o cerco aperta: são provas da escola ou mesmo de vestibular, gerando uma rotina estressante, além das dores pelo corpo.

Horas na frente da escrivaninha ou computador, com a cabeça para frente e os ombros caídos, provocam má postura e consequentemente subluxações do pescoço e coluna.
 
O ingresso de pacientes jovens em nossas clínicas aumenta muito nos meses que antecedem provas na escola, vestibular e faculdade.
 
Independentemente da idade, o fato de ficar sentado por horas, olhando para o mesmo lugar, lendo ou estudando não agrada nossa coluna vertebral. Essa posição promove flexão do pescoço e coluna dorsal aumentando a carga que ela sustenta. Muitos dobram a cabeça para o lado quando escrevem, perdendo o alinhamento da coluna e causando encurtamento muscular.
 
Sintomas como torcicolo, dores e rigidez do pescoço, ombros e até efeitos menos óbvios como insônia, vertigem, adormecimento, formigamento nos dedos da mão, irritabilidade e até ansiedade são os mais comuns.
 
Infelizmente, na preparação para as provas ou para o vestibular há obviamente uma necessidade de investir muitas horas de estudo.
 
Para evitar esses desconfortos e futuros problemas, listamos algumas dicas que vão ajudar a você ultrapassar essa etapa com mais qualidade de vida.
 
DICAS
  • Continue com a rotina de atividades físicas. Os alunos que continuam com exercícios e esportes são os que sofrem menos. Talvez você se exercite menos, mas não desista. Diminua o tempo dedicado ao invés da frequência! Nessa fase da vida do aluno, as atividades físicas são geralmente deixadas de lado e esquecidas quando, na realidade, seria o momento mais importante para sua prática. 
  • Levante-se a cada 30 minutos para caminhar ou se alongar.
  • Aprenda exercícios ou alongamentos que possam ser feitos durante  a atividade de ler ou escrever 
  • Para ajudar a minimizar a flexão do pescoço na hora de escrever, ponha um grupo de livros embaixo dos cotovelos do lado que você não utiliza para escrever, isso manterá o tronco mais reto.
  • Faça ajustes quiropráticos para liberar seus movimentos e mantê-lo mais relaxado

Boa sorte!!

Nenhum comentário: