18 de mar. de 2013

SAPATOS DE SALTO ALTO SÃO LINDOS, MAS ACABAM COM A SUA COLUNA




Vaidosas, as mulheres gostam de se vestir segundo o que a moda dita. Mas, nem tudo que é bonito é sinônimo de saudável. O sapato de salto, por exemplo, é uma das causas dos problemas de coluna, e que a maioria das mulheres não gosta de admitir, mesmo sofrendo com dor nas costas.

Lembre-se: você não nasceu de sapatos. O seu centro de gravidade é orientado por uma linha que sai da orelha e acaba no tornozelo. Quando os pés são elevados por saltos altos (alguns chegam a 15 cm), o corpo modifica sua postura normal para manter o equilíbrio.

Dessa forma, o seu centro de gravidade transfere-se para a frente, exigindo que todas as curvas da coluna se acentuem -- desde a curvatura lombar, causando hiperlordose, até a dorsal -- tudo para impedir que o seu corpo perca o equilíbrio.

Além desses malefícios, os músculos e os tendões da perna e glúteos também podem encurtar. Em outras palavras, o salto alto altera severamente o funcionamento normal da coluna e de outras articulações.

Se você não consegue usar sapatos baixos ou andar descalça por muito tempo, é porque seu pé já se adaptou à essa condição. Mas não desista! Em de algumas semanas, você estará acostumada.

Dicas

  • Use sapatos de salto apenas em ocasiões especiais

  • Alongue-se de vez em quando as panturrilhas, durante o uso


  • Se for caminhar até o local de trabalho, calce um tênis, que é mais agradável aos pés, e depois coloque o seu sapato


  • Varie rotineiramente a altura do seu sapato, optando sempre pelo o mais baixo possível


  • Quando estiver com crise lombar ou se recuperando de uma lesão, não use saltos
  • Nenhum comentário: